4.12.2009


É primavera, pelo menos aqui no Japão!

E tão logo que a temperatura começou a subir e já se ouvia o bafafá das SAKURAS (flores de cerejeira). Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor*.
O negócio é tão sério que existem empresas especializadas para saber quando as flores vão desabrochar.
Lendas à parte, fui conferir o fervo de perto!!! Fui até o parque UENO, o mais famoso parque de Tóquio para se ver as flores. É costume por aqui fazer piquenique com os amigos embaixo das árvores, então juntei uma galera e lá fomos nós. Chegando lá gastamos uns 30 minutos pra nos encontrarmos, porque aqui as estacões de mêtro tem 15 saídas diferentes.
Bom, entramos no parque e nada de anormal, estava CHEIO - assim como tudo em Tóquio em qualquer dia e horário. O dia estava ensolarado e não estava tão quente, então entramos na rua principal... foi mágico! Um grande túnel é formado com as copas das imensas árvores, só é possível ver o céu por entremeio das lindas flores, quando o vento passa vemos uma chuva de pétalas e, claro, muitas câmeras e celulares registrando cada momento. Paramos e nos alojamos em uma lona, sim o parque oferece lona para os visitantes realizarem seu piquenique.
Sentamos e ficamos ali, conversando e aproveitando o dia. Dado certo momento eu já estava entediado, então peguei a Giulia pelo braço e fui dar uma volta para tirar umas fotos. Voltamos e fomos embora, o dia foi ótimo.
Quando cheguei em casa comecei a pensar em todo esse circo que os japoneses armam por conta dessas flores, concordo é lindo, mas acho que não deve ter o mesmo significado de anos anteriores, tá bom, esse foi o meu primeiro HANAMI (piquenique embaixo das Sakuras), mas o que vi não tem nada de distinto de festividades de outros países.
A Sakura representa a longevidade, embora sua vida real seja bem curta, acho que deveria ser tratado de outra forma e não com um pseudo festival onde as pessoas vendem diversos produtos e enchem a cara com cerveja barata. Eu curti muito o meu piquenique mas vi muita gente bebendo como se fosse carnaval. Ouve-se muito por aí sobre cultura e festas populares de todas as partes do mundo mas no final a grande maioria é só mais uma desculpa pra beber. Já presenciei muita gente recusando convite de festa porque não tem bebida ou porque não pode beber muito. Eu adoro uma bebidinha, mas não acho necessário beber até cair em todas as festas que eu vou. Na realidade acho que a bebida em excesso é uma muleta pra fugir da realidade e da depressão do dia-a-dia, mas isso já uma outra história.

Lilo Sanderson

*http://www.flordecerejeira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu ps.: