3.22.2009

Vivendo e aprendendo?


Desde o início sabia que seria difícil morar no Japão, ok, já estou aqui há quase 1 ano, mas as maiores dificuldades que ainda encontro aqui são de teor culturais.
Os japoneses são extremamente e estranhamente metódicos, sou adepto da metodologia e da ordem para viver normalmente mas por vezes me pego com um pouco de raiva. Para não ser - ou ao menos tentar - extremista listarei alguns prós e contras.


Prós:

Segurança - Apesar de algumas estórias que já ouvi ainda acho o Japão muito seguro. Na minha primeira semana morando aqui perdi o último metrô - eu sei, muito looser! - caminhei por 2 horas de madrugada até minha casa e nada me aconteceu.

Limpeza - As ruas são impecáveis, é bastante raro ver alguma sujeira no chão e quando isso acontecer, provavelmente foi um estrangeiro.

Hospitalidade - A grande maioria dos nativos sempre estão prontos a te ajudar, mesmo que não entendam uma palavra de inglês. Certa vez tive que fazer mímica para achar um banheiro - só por questão de esclarecimento, era xixi.

Simpatia - Sempre te cumprimentam, nas lojas, mercados, ônibus, metrô, na frente da máquina de cigarro... sim, certa vez estava eu colocando o dinheiro e o dono da loja ao lado veio me dar boa tarde.

Honestidade - Já vi por diversas vezes pessoas dormindo nas ruas bêbadas e totalmente seguras. Caso você não pegue 1 iene de troco eles correm atrás de você só pra te entregar... eu já fiz esse teste.

Respeito - Todos respeitam as leis de trânsito, mesmo que sejam 3 horas da manhã e não tenha nenhum carro na rua todos os pedestres esperam pelo sinal verde.


Contras:

Clima - Não sei quanto ao resto da humanidade mas pra mim é sempre ruim. Durante a primavera e o verão eu passo mal, é muito quente e úmido, ou seja, a sensação é que você está sempre dentro de um forno. Durante o outono e o inverno é frio - nada contra, adoro frio - mas a questão é que o ar fica muito seco, aí começamos a sentir choque quando encostamos em qualquer coisa e a pele fica extremamente seca... eu estava com sérios problemas.

Economia - Tóquio é a cidade mais cara do mundo e pra ajudar eu recebo em dólares, ou seja, tudo fica muito mais caro.

Vida noturna - Apesar da infinita quantidade de bares e casas noturnas no Japão, a grande maioria nem vale a pena. Tudo é muito pequeno, apertado e quente.

Língua - Nem preciso me prolongar nesse quesito.

Covardia - Por muitas vezes os japoneses atuam como o famoso "João Sem Braço", fingem não entender ou simplesmente inventam desculpas para não confrontar um determinado problema. Já me aconteceu de uma vez uma funcionária me perguntar 5 vezes se eu realmente queria que ela fizesse algo - no caso trocar a sola da minha sapatilha - tentando me convencer para que não o fizesse.

Dentes - Sério... esse é um grave problema dos japoneses. Não sei o que acontece aqui mais é extremamente raro ver algum nativo que não tenha a boca parecida com a de um jacaré!!! Dentes muito tortos e careados, pretos.


Enfim, apesar dos altos e baixos gosto muito de viver aqui, é ótimo e temos muitas coisas pra ver e viver.
Se você pretender fazer uma visita ao Japão me avise, tenho muitas coisas pra te contar.


Lilo Sanderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu ps.: